domingo, novembro 20, 2005

Hino contra Bar Daisan

Há um Ser, que se conhece a Si mesmo e se vê a Si mesmo.
Ele habita em Si mesmo
e a partir de Si mesmo se desdobra.
Glória ao seu Nome.
Este é um Ser que, por sua própria vontade, está em todo lugar,
É invisível e visível,
manifesto e escondido.
Ele está em cima e em baixo.

Familiar e condescendente por sua graça entre os pequenos;
mais sublime e mais exaltado que os importantes, como convém à sua glória.
O veloz não pode exceder sua presteza,
nem o retardatário ir além da sua paciência.

Ele está antes de tudo e depois de tudo,
no meio de tudo.
Ele é como o mar,
e toda a criação se move n'Ele.
Como as águas envolvem os pés em todos seus movimentos,
assim o Criador está vestido com todas as criaturas,
com o grande e o pequeno.
E como os pés estão escondidos na água,
assim estão escondidos em Deus a altura e a profundidade,
o distante e o próximo,
e os seus habitantes.
E como a água se encontra com os pés onde quer que vão,
assim Deus se encontra com os que caminham;
E tal como a água toca no peixe em cada volta que faz,
assim Deus acompanha e observa cada homem em todos seus actos.

Os homens não podem mover a terra, que é seu carro,
do mesmo modo ninguém se afasta do Único Justo, que é seu par.
O Único Bom está unido ao corpo,
e é a luz dos olhos.
Um homem não é capaz de escapar da sua alma,
pois ela está com ele.
Nem tão pouco há homem escondido do Bom,
pois Ele envolve-o.
Como a água envolve o peixe e este o sente,
assim também todas as naturezas sentem Deus.

Ele se difunde no ar,
e com teu alento penetra no mais íntimo de ti.
Ele está unido à luz,
e ingressa quando tu vês, através dos teus olhos.
Ele está unido ao teu espírito,
e examina-te a partir de dentro, para saber quem és.
Ele habita no teu espírito,
e nada do que está no teu coração lhe é oculto.
Como a mente precede sempre o corpo,
assim Ele examina tua alma antes de tu a examinares.
E como o pensamento precede em muito o acto,
assim o seu pensamento conhece de antemão o que tu planearás.

Comparado com sua incorporalidade,
a tua alma é corpo e o teu espírito carne.
Ele, que te criou,
é alma da tua alma,
espírito de teu espírito,
distinto de tudo,
e unido a tudo,
e manifesto em tudo,
um grande prodígio e um esconderijo maravilhosamente insondável.
Ele é o Ser cuja essência nenhum homem é capaz de explicar.
Este é o Poder cuja profundidade é incompressível.
Entre as coisas visíveis e entre as coisas ocultas,
não há nada que se Lhe compare.
Este é Aquele que criou e formou do nada tudo o que és.

Deus disse:
- Faça-se a luz!
Uma coisa criada.
Ele fez a escuridão e fez –se a noite.
Observa: uma coisa criada.
Fogo nas pedras,
água nas rochas:
o Ser criou-os.
Há um Poder que os tirou do nada.

Contempla, também hoje,
o fogo não está armazenado na terra.
Olha! É continuamente criado
por meio de pedreneiras.
É o Ser quem ordena sua existência
por meio dele mesmo, que o sustenta.
Quando Ele quer, acende-o,
quando Ele quer, apaga-o,
para chamar a atenção ao obstinado.

Numa grande alameda se acende o fogo pela fricção de um madeiro.
A chama consome,
Move-se forte,
e no fim apaga-se.

Se fogo e água são seres e não criaturas,
então, antes que a terra fosse,
onde estavam ocultas suas raízes?

Quem quiser destruir a sua vida,
abra a sua boca para falar de tudo.
Quem quiser odiar –se a si mesmo
e não se circunscrever a Deus
pensa ser uma grande impiedade alguém crer num erudito.
E se pensa que disse a última palavra,
alcançou o Paganismo.
Ó Bar Daisan,
filho do rio Daisa,
cuja mente é líquida como seu nome!

Santo Efrém da Síria (306-373)

1 Comments:

Blogger I said...

Este poema religioso parece-me ser uma jóia rara. Encontrei-o traduzido para "português do Brasil", pelo que o submeti a ligeiras alterações de minha autoria, a fim de o poder postar em "português de Portugal".

20 novembro, 2005  

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